Dia do Advogado

Neste mês de Agosto, comemoramos o DIA DO ADVOGADO, o que sou e dele me orgulho, pois procuro me aperfeiçoar cada vez mais, no curso desses 65 (sessenta e cinco) anos de labuta diária, com os renomados mestres, que muito estimularam. Universitário em dois encontros apresentei teses, de renovação do Direito Laboral, qual seja “O DIREITO DE GREVE”, então proibido e a “PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS LUCROS DAS EMPRESAS”, com fortes reações, mas que pela sua novidade, fui levado a apresentá-las e defendidos em congressos estudantis, em Fortaleza e Porto Alegre.

No início era um sonho que me inspirava para vencer e realizar e já diplomado, em 1960 nos dedicávamos cada vez mais a esse ramo do Direito, o trabalhista, procurando aperfeiçoar nossos reconhecimentos e relacionamentos, a exemplo de cursos de especialização do magistério na disciplina, na ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS da UCSal – UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR. Escrevi mais de duas centenas de artigos em derredor dos termas do direito laboral publicados em livros, revistas e jornais, pois formei-me jornalista, e nessa fase, tive modesta colaboração no JORNAL TRIBUNA DA JUSTIÇA, da REVISTA LEGISLAÇÃO DO TRABALHO – LTr editada em São Paulo, tendo sido agraciado com várias homenagens, certificados e placas. 

Com um trabalho original “TURFE E TRIBUTOS”, pois o JOCKEY CLUBE DE SALVADOR, iniciava suas atividades, tive meu ingresso no INSTITUTO DOS ADVOGADOS DA BAHIA, e do qual muito me orgulho. 

Feliz de modo incalculável, pois sempre tive ao meu lado a querida esposa SELENEH PIRES, de cuja união resultou no tripé filial CARLA PIRES, PAULA PIRES e AURÉLIO JUNIOR, maiores razões de minha existência e responsáveis pelo meu estimulo e paixão pelo Direito. Ministramos, o primeiro curso de vocalato no TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO NA BAHIA. Ingressei no INSTITUO BAHIANO DE DIREITO DO TRABALHO com a monografia “FÉRIAS ANUAIS”, e nesse mesmo ano, editei outra obra sobre a “AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS POR USUCAPIÃO ESPECIAL”.

De 1981 a 1996, lancei a publicação, em cinco edições o livro “ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SIBRE TRABALHO RURAL”, com o qual ingressei no INSTITUTO LATINO AMERICANO DEL DERECHO DEL TRABALHO, com sede na Venezuela. Em Dezembro de 1990, fui aprovado na condição de Imortal na Augusta ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DA BAHIA, na Cadeira nº. 03, e onde ocupo o cargo de TESOUREIRO, tendo inúmeras publicações na Revista Oficial desse sodalício. No ano de 1995 fui agraciado no Grau de COMENDADOR DA ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRABALHO pelo TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Da CÂMARA MUNICIPAL DO SALVADOR recebi em 1996 a MEDALHA THOMÉ DE SOUZA, galardão maior municipal, pois que desde 1987 já detenho a honraria de ser CIDADÃO DO SALVADOR e na CÂMARA DOS DEPUTADOS em Brasília, recebi a MEDALHA DO MÉRITO PARLAMENTAR.        

Proclamo orgulhosamente a condição de ASSESSOR JURIDICO da FAEB –  FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DA BAHIA, desde os idos de Julho de 1959, e a ela apesar da longevidade da prestação de serviços, lhe sou servo fiel, enquanto viver.  

Da ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA em memorável Assembléia de 30 de Agosto de 1999, em São Paulo, MEDALHA E DIPLOMA DE MÉRITO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS JURÍDICAS, justificando em discurso as razões dessa outorga. 

O Direito vem mudando para melhor, tornando-se cada vez mais especifico, acompanhando o fato social e o desenvolvimento tecnológico o que deve ser seguido pela Justiça, fazendo-se presente, serio e rápido para atender aos anseios da Sociedade Brasileira. Sou um homem feliz e realizado, ética e moralmente, agradecido a Deus por ter me oportunizado da companhia de toda a família, parentes e amigos que me proporcionaram essa dádiva de SER ADVOGADO e viver na Bahia, pois o exercício do direito é, sem dúvida a minha razão de viver. 

 

Referências:

01 de Agosto de 2023